segunda-feira, 30 de julho de 2018

Pré-Seleção dos Palitos

Ao comprar os primeiros sacos de palitos de churrasco foi necessário que houvesse uma pré seleção dos palitos, pois muitos deles vinham com defeitos (Fig.1). A maioria vinha empenado, tortos e algumas vezes quebrados ou estragados. Sendo necessário a seleção para que na hora em que for realizada a colagem os palitos não fiquem muitos espaçado entre si podendo dar algum problema na catapulta.
Ao comparar as figuras a seguir e nitidamente a diferença entre os palitos defeituosos (Fig.1) dos palitos não defeituosos (Fig. 2). 





















Fig. 1: Palitos defeituosos                                                                 Fig. 2:Palitos não defeituosos


Um grande problema para a realização do projeto é o aumento do orçamento para realizar a Catapulta, já que aproximadamente 25% dos palitos de cada saco não são utilizados por defeitos, precisando comprar mais palitos para reparar. 


sexta-feira, 27 de julho de 2018

Modelo encaixe da base

Para realizar o encaixe da base foi feito um modelo 3D para que pudesse ser visível a inserção de camadas que será realizada quando for montada a base da catapulta. Ela foi usada para que ao colocar os palitos não tivesse problema na hora de encaixe. Como pode-se notar nas figuras a seguir:


Fig. 1: Base de encaixe (visão isométrica)


Fig. 2: Base de encaixe (visão frontal)


Nas figuras é possível notar um espaçamento entre cada peça que será encaixada, o desenho foi feito com este intuito para que saiba onde elas vão se encaixar. O "vazio" será revestido com outros palitos até que chegue no nível da inserção da próxima peça, ficando com uma base unica. 
A base não terá só uma camada como é mostrado sendo aproximadamente um conjunto dessas bases uma em cima da outra como é  mostrado na figura a seguir.


 Fig. 3: Bases encaixadas com duas camadas.





terça-feira, 24 de julho de 2018

Modelo Final da Catapulta Trebuchet

Depois de muitos testes e alguns modelos a catapulta final saiu com o formado da figura abaixo:

Fig. 1: Modelo da Catapulta

Ela tem o formato hexagonal com o intuito de dar mais estabilidade para a catapulta fazendo com que ela evite ir junto quando for realizada o lançamento. Para que tenha mais estabilidade, as hastes verticais se distanciam do centro, pois quando for lançado o projetil a tendencia do peso de 1 kg é levar a catapulta para o lado em que o projetil será lançado, então a distância faz com que ele tenha mais estabilidade para que a catapulta não vire junto com o lançamento.

Como é visto na figura a seguir as medidas da catapulta do grupo tem os valores máximos de largura e comprimento (500 mm) e altura de 600 mm. Possui as hastes diagonais com valores de 2/3 e 1/3 da sua altura total. 







Fig. 2: Desenho Técnico da Catapulta (Frontal, Lateral e Superior)





terça-feira, 17 de julho de 2018

Modelo Catapulta Trebuchet

Modelo 2

Diferente do primeiro modelo, este (Fig. 1) já consta com algumas diferenças. Além de conter as medidas requisitadas para o projeto, ela também está completa quando comparada com o post anterior do modelo. Ainda no software SketchUp para realizar a modelagem 3D.

Fig. 1: Modelo 2 da Catapulta


Este modelo possui uma base hexagonal com 500 mm de largura e de comprimento e altura de 650 mm como é possível visualizar no desenho técnico que foi realizado no AutoCad (Fig.2).


Fig. 2: Desenho Técnico 





sexta-feira, 13 de julho de 2018

Modelo Catapulta Trebuchet

Modelo inicial


De acordo com algumas pesquisas de modelos para a catapulta foi realizado através do software SketchUp um modelo base para que a partir dele consiga aprimorar as ideias para a realização da catapulta final.


Fig. 1: Modelo 1 da Catapulta usando o SketchUp

A ideia da catapulta tem base com um auxilio lateral, tanto na base, como em hastes na diagonal que são ligadas à haste principal (que é a vertical). Pois o formato de triângulos faz com que a catapulta esteja mais estável para o lançamento do projetil.
As medidas do modelo acima não estão adaptadas para os valores pré-requisitos da catapulta:
-Largura e Comprimento  entre 400 e 500 mm
-Altura entre 500 e 700 mm
Sendo necessário reparos quanto as medidas e o termino da catapulta com o braço de lançamento do projetil. 






sábado, 7 de julho de 2018

Projeto Catapulta Trebuchet

Apresentação do projeto


Neste blog será apresentado as etapas do projeto de construção da Catapulta do modelo Trebuchet, criado por Targino Amorim e Rodrigo Carvalho, professores da disciplina de Física A - Prática da instituição do Senai Cimatec. Tendo como objetivo geral projetar e fabricar uma catapulta modelo Trebuchet para que ao lançar um projetil, o mesmo atinja o máximo alcance. Feita com estrutura treliçada utilizando apenas palito de churrasco, cola e polímeros, a catapulta precisa ter a altura entre 500 e 700 mm, largura e comprimento de 400 e 500 mm, podendo adicionar manivelas e polias.

As catapultas surgiram como objetivo de serem utilizadas como armas para batalhas na Antiguidade e na Idade Media. Sendo ela arma decisiva em muitas batalhas, pois não tinha cidade que conseguisse resistir a um ataque persistente.

A catapulta Trebuchet começou a sua fama na época da 3ª Cruzada (1189-1192) quando os cristãs combatiam na Palestina, a partir desse momento ela começou a aparecer por toda a Europa. Ela tinha em media 16 metros de altura e com o braço de 12 metros de extensão. Ela foi criada pelos gregos no reinado de Dionísio I e desenvolvida pelos romanos e medievais.

Fig.1: Catapulta Trebuchet 


A Trebuchet se diferencia dos outros tipos de catapulta pelo fato que ela usa o contrapeso de grande massa para o lançamento do projetil que está na outra extremidade, enquanto as outras catapultas em sua maioria usam a força gerada pelo sistema de tração e tensão nas cordas. Além do seu mecanismo, a Trebuchet pode arremessar milhares de pedras por dia e pedras muito pesadas quando comparada as outras catapultas.







A catapulta Trebuchet será realizada por: Andrezza Vitória Moraes Moreira, Iasmin Bastos Nunes, Leonardo de Assis Sampaio Câmera, Mariana Lomi Carreiro Cesarino Santos e Yasmin Barreto Cordeiro Santana, que cursam Engenharia Civil no Centro Universitário SENAI CIMATEC da disciplina Física A - Prática, com orientação dos professores Dourival Júnior e Targino Amorim.


Integrantes da equipe: Yasmin Barreto, Iasmin Bastos, Leonardo Câmera, Mariana Lomi e Andrezza Moraes.


CATAPULTA FINALIZADA

Depois de tanto tempo de planejamentos, encontros, estudos e dedicação, a catapulta Trebuchet foi finalizada, dentro do que já esperávamos,...